Sunday, 3 February 2008


King Arthur: A demistifying perspective from legend to the myth


SESSÃO DE COMUNICAÇÕES "REVERBERAÇÕES MÍTICAS"

Título: A perspectiva desmitificadora: da lenda ao mito do Rei Arthur
Autor: Edileide Brito
Vínculo: Professora de literaturas britânica e norte-americana na Faculdade Uniesp-Birigui; Programa de Pós-Graduação em Letras – UNESP-São José do Rio Preto
E-mail:
lady_britain@yahoo.co.uk

Resumo: Buscar uma identidade fiel para o Rei Arthur, é atestar para algo complicado, porém fascinante, que nos remete a adentrar em um universo complexo. Contudo, provar tal façanha, seria provavelmente impossível, mas deixemos que a nossa imaginação transforme este rei, ou líder, naquilo que desejamos ser, um homem ideal próximo da perfeição. O fascínio por este rei medieval ou líder guerreiro, tem despertado a curiosidade de pesquisadores, historiadores, literários e leitores, durante todos estes séculos que se passaram, fazendo com que a imagem deste suposto Rei se eternizasse, sendo assim, cumprindo a profecia que Sir Thomas Malory escreveu, ao afirmar em sua obra "Le Morte D'Arthur", "Rei Arthur foi rei e sempre será rei". É irrelevante implicar a existência de um Arthur histórico, mas, provavelmente ele possa ter vivido entre os séculos V e VI d.C., destacando-se como um grande líder guerreiro celta, no qual defendia os bretões, contra as invasões dos saxões. Quanto aos romances de cavalaria, descenderam diretamente das canções de gesta, originárias dos povos germânicos, que rapidamente se propagaram por toda a Europa. Em se tratando das novelas de cavalaria, constituem-se de longas narrativas em prosa, cuja temática era reverenciar os feitos heróicos e ostentar as virtudes de um personagem principal, na maioria das vezes, um guerreiro que se destacava dos demais, através da coragem, da habilidade em manusear as armas, da honra e da justiça. Aparentemente, tais romances assemelham-se aos antigos poemas épicos da Antiguidade Clássica, porém, diferem por um caráter individualista, contrapondo-se ao coletivo das epopéias gregas e romanas. Enquanto os clássicos identificavam o herói como um ícone da comunidade em que estava inserido, representando os ideais e crenças de um povo, os autores nas canções de gesta atribuíam aos heróis alguma fraqueza, discordâncias que abrangessem determinadas circunstâncias sociais, tais características antecederam o futuro arquétipo do herói romântico, um personagem que busca valores autênticos em uma sociedade degradada. Assim, a despeito dessas discrepâncias, o mote das narrativas compreende sempre as batalhas, aventuras fantásticas, dragões, e outras criaturas sobrenaturais.


Palavras-chave: Rei Arthur , lenda , mito , literatura

Abstract: The search for a real King Arthur and subsequent identification has approached something very complicated, sending us to a, fascinating, and complex universe. Neverthless, proving the hypotheses either way is some sort of achievement, that would probably be considered impossible. However, let us through our imagination, consider the changes to this Arthur into an ideal man, perfect in accord with our wishes and hopes (or maybe dreams and fantasies). Therefore, this medieval King or battle leader, has fascinated, our curiosity and raised some complex and serious questions for researchers, historians, literary scholars and readers, since earliest centuries, and has become the everlasting image of King Arthur, and inkeeping Sir Thomas Malory's prophecy that asserted and is documented that: "King Arthur was a king and he will be a king".However, some implications about a historic Arthur are irrelevant, but, it is probable, that he could had lived between fifth and sixth centuries A.D.; this could place him as a great celtic battle leader, who defended the Ancient Britons, agaisnt Saxon invaders.The chivalrous knight novels had their beginning, through the Medieval Gestae Songs originateded from the Vikings and Germanic tribal people, that swiftly spread all over the continent of Europe. Medieval knight novels, are those composed of long texts of prose, and whichever theme appreciates and shows off brave virtuous heroes; where the main character, such as a great warrior or king brings out the qualities required; courage, honor, justice and the skill to use every sort of weapon. Apparently, those novels, seem to align with the oldest epic poems of the Classic Age, but maybe they are different, because of the focus on a single character, rather than against the collective greek and roman epics.Whilst classic authors identified a hero as a community icon, representing all ideals and beliefs of collectivity, some authors in famous medieval gestae songs, ascribed for their heroes, a kind of weakeness; arguments that take turns on social circunstances, some features, preceding an archetypal future for the romantic hero, a character who searches for a kind of authenticy value in a degraded society. And despite of some circunstances, the theme in texts of medieval knights are always battles, fantastic adventures, dragons, and other sort of supernatural creatures.


Key-words: King Arthur , legend , myth , literature

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